Evento premia destaques nas Olimpíadas de Química 2016

http://ww2.uft.edu.br/component/content/article?id=17309
Com o objetivo de reconhecer e homenagear os estudantes que se destacaram na Olimpíada Tocantinense de Química 2016, ocorreu, nesta segunda-feira (12), às 15h, a solenidade de premiação. O evento ocorreu no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte  (Cuica), do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e também premiou os alunos tocantinenses que participaram da IX Olimpíada Brasileira de Química, da XXII Olimpíada Norte-Nordeste de Química e da Olimpíada Brasileira de Química Júnior. 
 
Dois dos alunos premiados nesta segunda-feira (12). Foto_Paulo Teodoro Dois dos alunos premiados nesta segunda-feira (12). Foto_Paulo Teodoro
 
A Olimpíada funciona o ano todo, com um site interativo, em que são disponibilizados conteúdos para os alunos. São distribuídas questões, desafios e temas que são trabalhados pelos professores e, assim, os alunos prestam os exames periódicos das olimpíadas. De acordo com o professor e coordenador estadual do Programa Olimpíadas de Química, José Expedito Cavalcante, esse projeto é importante para despertar o gosto pela ciência e descobrir novos talentos. "Nós temos no Tocantins, tanto nas escolas públicas como nas escolas privadas, muitos alunos que tem aptidão para o estudo da ciência e a olimpíada vem pra realçar isso", afirma o Professor. 
 
Professor do curso de Química da UFT, José Expedito Cavalcante. Foto_ Paulo Teodoro Professor do curso de Química da UFT, José Expedito Cavalcante. Foto_ Paulo Teodoro (Foto: paulo.teodoro)
 
Em 2016, 6.552 alunos do ensino médio participaram da primeira etapa do projeto, em que os alunos foram selecionados por meio de prova elaborada pela organização e aplicada nas escolas. A última etapa, que ocorreu em um único dia em todo o Tocantins, nos câmpus da UFT ou em escolas públicas do interior, contou com a participação de 1.812 alunos.
 
Arthur Costa Carvalho, um dos alunos premiados. Foto_Paulo TeodoroArthur Costa Carvalho, um dos alunos premiados. Foto_Paulo Teodoro
 
Na premiação, que ocorreu hoje, 80 alunos foram homenageados com menção honrosa e medalhas de bronze, prata e ouro. Um desses premiados foi Arthur Costa Carvalho, estudante do 1º ano do Colégio COC. O aluno conquistou uma medalha de ouro e considera o prêmio muito importante, tendo em vista que se identificou com a Química desde quando foi introduzido aos conhecimentos desta ciência. "É muito gratificante ver o fruto do meu estudo, do meu esforço e do que a minha escola me proporcionou, e eu sei que tudo deu certo e que tenho potencial para conseguir mais prêmios", afirma. Apesar de gostar de Química, Arthur pretende cursar Arquitetura e Urbanismo e tem a UFT como uma das possíveis faculdades. 
 
Alunos premiados (Foto: Paulo Teodoro)Alunos premiados (Foto: Paulo Teodoro)
 
A Olimpíada estadual é um projeto de extensão da UFT, organizado pelo Colegiado de Química, junto com a Associação Brasileira de Química (ABQ), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Piauí (UFPI). No Tocantins, o projeto funciona desde 2012. 
 
Estavam presentes da solenidade, além dos premiados e do professor José Expedito Cavalcante, o vice-diretor do Câmpus de Palmas, Marcelo Leineker Costa, e os representantes das escolas participantes da Olimpíada.